Os painéis são compostos de chapas moldadas com espessura variável, de acordo com as necessidades de cálculo estrutural e transmitância. Eles consistem em uma parte inferior (parte inferior do EPS) que é colocada na cofragem de suporte e uma parte superior (pinhão EPS) que é solidamente fixada à primeira para conformar as vigas a serem lançadas no local.
As dimensões totais das lajes são 63cm * 63cm. A montagem do “fundo” e do “pinhão” oferece a possibilidade de criar lajes unidirecionais ou, quando necessário, para necessidades estáticas, lajes de placas bidirecionais, que permitem a redução de cerca de 40% das espessuras estruturais em comparação com uma laje tipo tradicional, bem como para aumentar os vaos livres. O isolamento é contínuo e uniforme, graças à presença de lajes apropriadas de “sub-feixe”, que também podem ser usadas para a construção de lajes completas ou partes salientes (varandas) em concreto armado.
A praticidade das lajes ICF MONOBI também é expressa graças à presença, nos intrados, de lâminas adequadas embebidas em poliestireno, nas quais é possível fixar as placas de gesso cartonado ou aplicar cargas suspensas. A conformação particular dessas lâminas, objeto de uma patente, garante a ancoragem das lajes de acabamento à peça de concreto armado, mesmo em caso de incêndio.
O piso ICF MONOBI é particularmente vantajoso também em termos econômicos, uma vez que a simplicidade que o caracteriza é traduzida em um custo de execução muito baixo comparado aos outros sistemas EPS no mercado.
Além disso, a instalação, que envolve a construção do deck de suporte “contínuo”, é mais segura para os operadores contra o risco de cair de cima, em conformidade com os requisitos introduzidos pelas normas de segurança atuais nos canteiros de obras. O transporte também é favorecido, pois os painéis podem ser facilmente empilhados e ocupam um volume muito pequeno.
Características técnicas das lajes ICF MONOBI
- Passo das vigas, 60cm
- Largura das vigas, 10cm ou 12cm
- Peso próprio, cerca de 10 kg / m2
- Espessura das costas da caixa, variável de um mínimo de 3,5 cm a um máximo de 6 cm
- Espessura do pinhão, variável de acordo com as necessidades de cálculo
- Resistência ao fogo (*), 120min
- Transmitância térmica, variável de um mínimo de 0,32 a um máximo de 0,28W / m2 * K
- Potência de isolamento acústico (*), 60dB
- Nível de caminhada normalizado (*), 49dB
(*) valores de previsão obtidos teoricamente, referentes a lajes com espessura de 3,5 / 16 + 20cm com acabamento intradorso constituído por lajes de gesso cartonado e extrados constituídos por uma camada especial de argamassa de cimento-areia.
Note-se que o uso de uma laje “placa” ou “bidirecional” permite otimizar o desempenho estrutural dos edifícios com paredes de suporte, não apenas porque permite reduzir a espessura do convés, mas também porque distribui da melhor maneira possível, modifica as ações horizontais e verticais nas paredes que o sustentam, com vantagens óbvias em termos de reforço geral e no dimensionamento das fundações.